Anderson Lima

Anderson Lima, Torcedor do Fortaleza Esporte Clube, com várias missões e ver o Rei Leão do Brasil sempre Campeão.

Alcides Santos

Postado por Anderson Lima sexta-feira, 24 de julho de 2009

Poder-se-ia perguntar, como surgiu paixão tão arrebatadora, que parece gerar torcedores aos quatros cantos? Olhando-se pelo túnel do tempo, as cores vermelho, azul e branco se mesclam com a figura de Alcides Santos, o maior desportista surgido no início do futebol cearense. A amplitude de sua atuação no esporte transcendeu ao Fortaleza e se estendeu a outras agremiações.

Alcides Santos fundou em 23/02/1912 um clube chamado Fortaleza. A seguir, participou da fundação do Stella Foot-Ball Club, em 30/05/1915 (Stella era o nome do colégio suíço onde estudavam rapazes da sociedade fortalezense), clube com estreita ligação com o Fortaleza Sporting Club (primeira denominação do Tricolor, que perdurou até a II Grande Guerra), fundado em 18/10/1918. Alcides Santos também estimulou e participou da fundação do Riachuelo, Tabajara e Maranguape, todos antes de 1918. Por esses e outros motivos, Alcides Santos tornou para sempre seu nome ligado ao Fortaleza em seus primeiros 20 anos de história.

Perfil

Traçando-se um perfil desse homem marcante para o futebol cearense, seria possível se dizer o seguinte: Alcides de Castro Santos nasceu em 04/11/1889, filho do político e professor Agapito dos Santos. Estudou na Europa de onde trouxe a paixão pelo esporte bretão.

Ele foi um comerciante de sucesso, sendo sócio e fundador de diversas empresas cearenses, e primeiro representante da Ford Co. no Brasil. Foi fundador da Sociedade Cearense de Filatelia e Numismática e trouxe o primeiro atleta de fora do estado para aqui jogar (Nelsindo em 1919). Foi atleta de remo do Flamengo, quando morou no Rio com o Pai, deputado.

Terreno

JORNAL DA ÉPOCA, MENCIONANDO O CENTENÁRIO DE ALCIDES SANTOS.

JORNAL DA ÉPOCA, MENCIONANDO O CENTENÁRIO DE ALCIDES SANTOS.

Alcides Santos comprou e doou ao Fortaleza o campo do Alagadiço (próximo onde hoje é a Igreja de São Gerardo), construiu o Campo do Prado (onde hoje existe o CEFET, antiga Escola Técnica) e o doou a ADC (Associação Desportiva Cearense, fundada em 23/03/1920, sob sua liderança. O estádio atual foi doado pelo ex-dirigente Carlos Rolim.

Junto com Alcides Santos, outros jovens da sociedade colaboraram com a fundação do clube e os principais nomes são os seguintes: Alcides Santos (1º presidente), Oscar Loureiro, João Gentil, Pedro Riquet, Walter Olsen, Walter Barroso, Clóvis Moura, Jayme Albuquerque e Clóvis Gaspar, entre outros.

Alcides Santos viajou a França e assistiu a um desfile comemorativo à Queda da Bastilha. Observou as cores vermelho, azul e branco da bandeira francesa e importou a idéia.

Em 1959, Pelé e Pepe - que se tornaria técnico tricolor nos anos 1980 - vestiram o uniforme do Fortaleza por alguns minutos.

Em 1959, Pelé e Pepe - que se tornaria técnico tricolor nos anos 1980 - vestiram o uniforme do Fortaleza por alguns minutos.

Muitos torcedores do Tricolor não sabem, mas o rei Pelé, no auge, vestiu a camisa do clube. Em 1959, Pelé e Pepe - que se tornaria técnico tricolor nos anos 1980 - vestiram o uniforme do Fortaleza por alguns minutos.

Foi no amistoso em que o Tricolor realizou contra o Santos. Pelé se destacava após o Campeonato Mundial de 1958 na Suécia. Final do amistoso, 2x2. Antes do jogo, Pelé e Pepe vestiram a camisa tricolor e deram uma volta Olímpica no velho Presidente Vargas.

HÁ 40 ANOS Seu Mané vestido de Fortaleza.









HÁ 40 ANOS Seu Mané vestido de Fortaleza.
Tal fato foi registrado na revista “Crak”, que circulava na época. E em 1967, o clube comemorava o campeonato conquistado naquele ano. O ponta da Seleção Brasileira, Mané Garrincha, foi convidado para a festa e veio.

Vestiu a camisa e jogou durante alguns minutos pelo Leão. Sobre a adoção do Leão como mascote, existe a seguinte versão: antes do certame de 1967, o então diretor de relações públicas do clube, Silvio Carlos, convidou o jornalista Vicente Alencar para encontrar uma motivação a mais para a torcida do tricolor.

Foi então, lançado no programa “Roteiro Esportivo”, redigido por Vicente Alencar e Paulino Rocha, o Leão do Pici, (alusivo ao bairro), dando lugar à seção, o “Rugido do Leão”. Em 69, apareceu o “Clube da Garotada”, título criado por Zé Raimundo Costa.

0 comentários

Postar um comentário

Anima Tunes